sábado, 17 de setembro de 2011

O que devo saber quando a fisioterapia for indicada


A Fisioterapia já existe há muitos anos, desde quando nossos antepassados buscavam no sol e nas águas formas de cura para as dores do corpo.
Com tantas clínicas de Fisioterapia espalhadas por aí é importante que as pessoas saibam realmente como ela atua para a resolução dos distúrbios músculo-esquelético e assim possam melhor escolher um serviço adequado e de confiança:

As disfunções que normalmente são encaminhadas para uma clínica de fisioterapia são:
  • Fraturas;
  • Depois que foi implantada uma prótese de joelho ou quadril;
  • Tendinites em geral;
  • AVC (acidente vascular cerebral mais conhecido como derrame);
  • Paralisia cerebral infantil;
  • Hérnia de disco;
  • Dores nas costas;
  • Escoliose (desvio na coluna);
  • Artrites e artroses.

Em geral elas são facilmente tratadas e resolvidas com algumas sessões de fisioterapia, porém o paciente deve estar atento quanto à prescrição e execução das técnicas de Fisioterapia empregadas para cada problema, pois o limiar da dor e o ciclo inflamatório de cada paciente devem ser respeitados, sempre lembrando que cada caso é um caso, cada pessoa responde de uma maneira e que, nem sempre o que a literatura diz que é bom, é o mais recomendado na prática.

Alguns equipamentos, indicações e formas de uso adequadas:

1. TENS (comumente apelidado pelos pacientes de choquezinho): é um aparelho usado para tratamento apenas da dor, funciona por eletro estimulação ou estimulo por corrente elétrica através de eletrodos colocados no trajeto doloroso de forma a inibir a dor. O tempo de aplicação é de 30 minutos não podendo ser inferior a isso, se não de pouco adianta sua aplicação. Não existindo mais dor, não é necessário sua aplicação.
2. FES: também é uma corrente elétrica usada para estimulação muscular, ou seja, para pacientes que por algum motivo tenham tido uma perda, e até mesmo ausência de força muscular. Esse aparelho também atua por eletro estimulação do veio muscular, através de eletrodos, proporcionando um recrutamento das unidades motoras do músculo, ajudando no retorno da força. Pode ser usado concomitante aos exercícios, dependendo do caso.
3. Ultra-som: é um aparelho usado para aliviar a inflamação e diminuir a dor, realiza um micro massageamento dos tecidos.É um aparelho que funciona através de ondas de forma a comprimir e descomprimir a região afetada e com isso propiciar uma melhora da circulação sanguínea local, eliminando a inflamação. Pode ser usado também para tratamento das tensões na região do pescoço (as famosas contraturas) através do micro massageamento profundo. O paciente quando fizer uso desse aparelho não deve sentir nenhum tipo de desconforto.
4. Laser: tem basicamente as mesmas funções do ultra-som, com a diferença que ele é usado para acelerar o processo de cicatrização. Quando a dor for localizada, ao ser aplicado, ele precipita luz no local da lesão que proporciona melhora da condição patológica de toda a área afetada. Igualmente ao ultra-som, ele não deve gerar nenhum desconforto ao paciente.
5. Ondas Curtas: é um aparelho que gera calor profundo nos tecidos, não é muito usado em clínicas por ser um aparelho de alto custo, mas de excelente aplicação, pois seu emprego é indicado para todo e qualquer patologia em que o calor seja recomendado, o único cuidado que os pacientes devem ter é com o desconforto em relação ao calor que o aparelho pode proporciona, pois por se tratar de um calor profundo (bem diferente de uma bolsa de água quente), pode queimar o tecido. Ao primeiro sinal de desconforto em relação ao calor, o tratamento deve ser interrompido.

Os aparelhos em geral são bastante eficientes, mas nem sempre abreviam um tratamento prolongado. O paciente deve ter consciência que o que levou anos pra se estabelecer pode levar mais do que algumas semanas para melhorar e que, seguindo as orientações do fisioterapeuta as dores cessarão, mas manter uma atividade física a fim de reforçar a muscular é a melhor prevenção para o reaparecimento das dores.

Cínthia Maia
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates
Josemário de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário