A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de massa óssea, deixando os ossos com aparência e textura porosa e, por isso, mais frágeis e quebradiços. Ela é mais comum em mulheres na pós-menopausa e progride lentamente. Raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade como uma fratura. Mas, com algumas medidas preventivas, sua evolução pode ser retardada.
Cuide da digestão e previona-se contra a osteoporose:
- Fracione a dieta. Faça de 5 a 6 refeições ao dia (coma pequenas porções, mas várias vezes ao dia). A ingestão de grande quantidade de comida em uma única refeição prejudica o processo digestivo.
- Evite o consumo de líquidos durante as refeições, pois eles diluem o ácido do estômago, comprometendo a digestão.
- Mastigue bem os alimentos.
- Evite o uso de medicamentos antiácidos. Esses medicamentos associados ao estresse são causadores da falta de ácido no estômago, também comprometendo a digestão.
- Tome uma xícara de chá de hortelã 20 minutos antes das refeições. A erva estimula a produção de ácido clorídrico. Diluir uma colher de vinagre de maçã ou de suco de limão em 50ml de água e ingerir antes das refeições também ajuda.
- Evite alimentos refinados, refrigerantes e adoçantes, que são alimentos acidificantes do sangue, favorecendo a descalcificação óssea. Aumente o consumo de alimentos fontes de cálcio, como gergelim, folhas verdes escuras (couve e brócolis) e quinua.
- A vitamina D, presente no óleo de fígado de bacalhau, associada ao cálcio, fósforo e magnésio também favorece a manutenção da saúde óssea.
Cuidando da digestão, da alimentação e com a prática regular de ativ idade física é mais fácil prevenior e controlar a doença.
Fonte: Bruna Murta e Flávia Morais, nutricionistas da rede Mundo Verde
Josemário de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário