segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cuidados com a hipertensão

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, a presão alta, também conhecida como  hipertensão,  é a uma doença que atinge 23,3% dos brasileiros, um dos fatores que não podemos mudar para prevenir a doença é o histórico familiar.
Para os outros fatores, como obesidade, sedentarismo, consumo de sal em excesso e de bebidas alcoólicas, a mudança de hábitos é a saída.  E nada melhor que a  prevenção, e podemos começar pela  mesa.  E o primeiro alvo será  aquele  salzinho que você usa para deixar a comida mais gostosa.
Reduza o sal sem sofrimento

O sal contém uma substância que, em excesso, pode ser uma das causas do aumento de pressão: o sódio. Ele faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos.
O resultado disso são problemas de coração, que  matam mais do que câncer e violência. Hoje, no Brasil, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVCs (acidentes vasculares cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal que terminam em morte. São bons motivos para evitar ser mais uma vítima da doença, segundo pesquisas feitas pelo Ministéro da Saúde.

Algumas dicas para e diminuindo o sal, sem muit sofrimento.

· Não deixe o saleiro na mesa.
· Em vez de colocar o sal ao preparar a comida, acrescente depois, direto no prato.
· Use outros temperos, como limão e noz-moscada.
Confira quanto você pode consumir por dia


· 2,5 g ou dois saquinhos e meio de sal: esta é a quantidade mínima de que seu corpo precisa para ter saúde.

· 5 g ou colher de sobremesa: isto é o máximo que você deve consumir para evitar a hipertensão.

· 12 g ou colher de sopa: isto é o que o brasileiro consome em média.



Juliana Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário