Hormônio do crescimento é liberado a noite explica professora. Segundo pesquisador, 22 horas sem dormir equivale a tomar 10 cervejas.
"O adolescente tem necessidade de mais sono", aponta Frida Marina Fisher, professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. “Os jovens, na puberdade, entre 11 e 12 anos, até mais ou menos 20 e 21 anos, têm um atraso do início da hora de dormir. A quantidade de horas também precisa aumentar nessa fase. Normalmente, os jovens dormem mais. Têm que dormir mais. Precisam dormir mais, porque eles estão em desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento, por exemplo, é liberado à noite. Então o sono é importantíssimo."
O hormônio não serve só para crescer. Protege os ossos, produz massa muscular e reduz a gordura do corpo. Ou seja: é fundamental também para adultos.
No Instituto do Sono, foi feito um teste com um taxista depois de uma noite de trabalho, ele ainda passou por testes de reflexos, com um sinal luminoso. Uma plataforma avalia o equilíbrio. A meta é oscilar o mínimo possível. Só depois ele teve o tão esperado descanso. Ao acordar, repetiu os testes. No primeiro, quase não houve diferença.
“Do ponto de vista mental, ele estava bem antes e depois de dormir. Quando fizemos o teste da plataforma de equilíbrio, ele se desequilibrou e não teve uma boa resposta motora. Mas depois de dormir, teve basicamente 20% de recuperação", diz Marco Túlio de Melo, professor da Unifesp.
Segundo o pesquisador, depois de quase 22 horas sem dormir, o efeito é comparável a tomar
cinco copos de vinho ou dez copos de cerveja.
Veja mais
cinco copos de vinho ou dez copos de cerveja.
Veja mais
Josemário de Carvalho Oliveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário